QUANTO MAIS USARMOS, MAIS PROTEGIDOS ESTAREMOS

 

O Governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), regulamentou, neste sábado (19), um lei, sancionada por Geraldo Alckimin (PSDB) em agosto de 2014, que proíbe e tipifica criminalmente o uso de máscaras “ou qualquer outro paramento que possa ocultar o rosto da pessoa” em manifestações.A lei também prevê a comunicação prévia de no mínimo 5 dias de “manifestações e reuniões” sempre que o público esperado for mais que 300 pessoas, bem como seu trajeto e sua forma de organização. 

Alegando que a “a medida tem como objetivo coibir a ação dos black blocs que, cobrindo o rosto com máscaras, se infiltram em protestos para ferir pessoas e causa atos de vandalismo e depredação de patrimônios públicos”, o Governo do Estado de São Paulo, aprofunda a perseguição à militantes e o ataque a liberdade de manifestação e expressão.

Em suma, João Dória, Governador do Estado de São Paulo, determinou que controlará como as pessoas devem se vestir, como devem se proteger, se manifestar, aonde devem ir, quais devem ser suas reivindicações e como devem se comportar.

Impondo suas vontades, em nome do “império da lei e da ordem”,costura a boca do povo com agulha cega.

Em meio a recém-iniciada jornada do Movimento Passe Livre de São Paulo contra o aumento da tarifa – de R$4,00 para R$4,30 –  do transporte público na cidade, João Dória utiliza de suas artimanhas para criminalizar manifestantes, perseguir militantes e impor o voto do silêncio á população pobre e periférica da capital paulista.

Logo após o Segundo Grande Ato Contra o Aumento da Tarifa (17), que antes mesmo de sair em marcha contou com forte repressão da Polícia Militar com bombas de gás e spray de pimenta enquanto os manifestantes estavam sentados e tiros de bala de barracha que atingiram propositalmente a perna de um fotojornalista da Ponte Jornalismo (Daniel Arroyo) e outra Mídia Ninja, João Dória decide que quem propaga a violência é quem se manifesta pacificamente e que sua vestimenta é a força motriz de toda repressão utilizada por seus lacaios de farda.

Dória, mesmo quando a PM baleia jornalistas e os impedem de cobrir casos de agressões aos manifestantes, diz apoiar a liberdade de imprensa. Mesmo quando seus homens de farda escondem seus rostos por meio de máscaras, por meio da justiça burguesa e dos abrigos do Estado, Dória diz que os causadores da violência são meros manifestantes utilizando balaclavas.

Especialistas na arte da justiça afirmam que a Lei é inconstitucional, que vai contra a liberdade de expressão e liberdade de manifestação. Um lei que opera em diversos outros países que obedecem as práticas econômicas e política a que estamos dispostos.

A utilização de máscaras e balaclavas  desempenha, por exemplo, dois papéis de suma importância, que Dória teme: que os manifestantes sejam menos identificáveis pelos seus policias, pelas câmeras de reportagem, pelos cliques de celular; que uma massa de pessoas estejam tão alinhadas e solidárias umas as outras que se tornem um só corpo.

Dória teme que as pessoas protejam a si mesmas. Dória teme que as pessoas sejam solidárias com seus companheiros e companheiras. Dória teme que as pessoas lutem unidas e organizadas. Dória teme que as pessoas se vejam como comunidade. Dória teme que as pessoas protejam suas comunidades.

E treme mais ainda que essas comunidades  juntas, unidas e organizadas tomem de assalto o castelo do Rei.

Dória não quer mascarados.

Os mascarados não querem Dória.

É no mínimo ridículo Dória se utilizar da prerrogativa da violência para criminalizar manfestantes quando sua PM tem o aval para “enviar bandidos aos cemitério” e atirar a queima roupa em jornalistas. E só demonstra o quão preocupado está por ter conseguido inflamar a população pobre e periférica de São Paulo a se revoltar em pouquissimos dias como governador.

É o medo da violência que faz o Estado tremer na base. É o medo de que mais pessoas coloquem balaclavas pretas e se defendam dos porcos fardados. É o medo de que elas sejam um só corpo, por alguns instantes, e possam conduzir a sua prória rebelião. É o medo de que elas descubram que podem defender umas as outras e que não precisam de ratos imundos. E que se esses rators imundo tentarem subjugar seus objetivos, resistirão bravamente.

Quanto mais usarmos mais protegidos, seguros e combativos estaremos.

Quanto mais usarmos, mais solidários e resistentes ficaremos.

João Dória não pode usurpar as forças do povo!

João Dória não pode usurpar as ruas do povo!

Nós sempre estivemos lá!

Que Dória morra de medo, porque quanto mais de nós usarmos máscaras, mais Dória temerá!

Por que nenhuma fronteira do mundo pode barrar a Revolução Social

 

21 de janeiro de 2019 – Companheiro R.